terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A História de John Newton

Hoje ao ouvir e ver um lindo vídeo postado por uma amiga em seu blog, me emocionei muito e fui compelida a procurar a história de um "tal" John Newton que escrevera uma das mais belas canções de louvor a Deus: Amazing Grace. Canção esta, que teve diversas versões, cantada por Elvis Presley, Ray Charles, Celine Dion, Chris Tomlin, entre outros.
"Garimpando" na internet, encontrei uma história interessante, que ratifica o vídeo postado por minha amiga Tiany. Segue abaixo a breve história de John Newton, nosso irmão, escrito e postado no blog do também irmão, Rodomar Ricardo Ramlow:
Por volta de 1750, John Newton era o comandante de um navio negreiro inglês. Os navios faziam o primeiro pé de sua viagem da Inglaterra quase vazios até que escorassem na costa africana. Lá os chefes tribais entregavam aos Europeus as "cargas" compostas de homens e mulheres, capturados nas invasões e nas guerras entre tribos. Os compradores seleccionavam os espécimes mais finos, e comprava-os em troca de armas, munições, licor, e tecidos. Os cativos seriam trazidos então a bordo e preparados para o "transporte". Eram acorrentados nas plataformas para impedir suicídios. Colocados lado a lado para conservar o espaço, em fileira após a fileira, uma após outra, até que a embarcação estivesse "carregada", normalmente até 600 "unidades" de carga humana.
Os escravos eram "carregados" nos navios para a viagem através do Atlântico. Os capitães procuraram fazer uma viagem rápida esperando preservar ao máximo a sua carga, contudo a taxa de mortalidade era alta, normalmente 20% ou mais. Quando um surto de disenteria ou qualquer outra doença ocorria, os doentes eram atirados ao mar. Uma vez chegados ao Novo Mundo, os negros eram negociados por açúcar e melaço que os navios carregavam para Inglaterra no pé final de seu "comércio triangular."
John Newton transportou muitas cargas de escravos africanos trazidos à América no século XVIII. Numa das suas viagens, o navio enfrentou uma enorme tempestade e afundou-se. Foi nesta tempestade que Newton ofereceu sua vida a Cristo, pensando que ia morrer.Após ter sobrevivido, ele converteu-se verdadeiramente ao Senhor Jesus e começou a estudar para ser um chamado Pastor”. Nos últimos 43 anos de sua vida ele pregou o evangelho em Olney e em Londres. Em 1782, Newton disse: "Minha memória já quase se foi, mas eu recordo duas coisas: Eu sou um grande pecador, Cristo é o meu grande salvador."No túmulo de Newton lê-se: "John Newton, uma vez um infiel e um libertino, um mercador de escravos na África, foi, pela misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, perdoado e inspirado a pregar a mesma fé que ele tinha se esforçado muito por destruir". O seu mais famoso testemunho continua vivo, no mais famoso das centenas de hinos que escreveu:
Graça maravilhosa! Quão doce o som
Que salvou um miserável como eu
Eu já estive perdido, mas agora fui encontrado
Estava cego, mas agora eu vejo
E quando nós estivermos lá por dez mil anos
Brilhando como o sol
Não teremos menos dias para cantar louvores a Deus
E ali teremos começado de novo
Graça maravilhosa! Quão doce é o som
Que salvou um miserável como eu
Eu já estive perdido, mas agora fui encontrado
Estava cego, mas agora eu vejo
Este louvor John Newton compôs a letra, mas a melodia é desconhecida. Esta canção inspirou também um filme, que ainda não assisti, mas pretendo logo ver. Aqui está o trailer do filme (que no Brasil tem o título de "Jornada para Liberdade") e a sinopse:


A vida de William Wilberforce (Ioan Gruffudd) é a história de como a perseverança e a fé de um homem mudaram o mundo. Líder do movimento abolicionista britânico, o filme mostra a luta épica para criar a uma lei com o objetivo de acabar com o tráfico negreiro. Durante esta jornada, Wilberforce encontra oposição intensa dos que acreditavam que a escravidão estava diretamente ligada à estabilidade do império britânico. Em seus amigos, incluindo John Newton (Albert Finney), um ex-capitão de navio negreiro que compôs o famoso hino Amazing Grace, encontrou suporte para continuar lutando pela causa.

Um comentário:

  1. Show de bola! Homens que fizeram história, corajosos! Deus é maravilhoso...
    As frases de John Newton são excelentes... resumem tudo o que somos mesmo... Grande pecador(nós) e Cristo o grande Salvador!

    ResponderExcluir