sexta-feira, 19 de março de 2010

Superando Desapontamentos


Estou terminando de ler mais um livro da escritora Stormie Omartian, intitulado O Poder da Fé em Tempos Difíceis. O livro é muito bom, é aquele tipo de livro que interage com o autor, amo este tipo de leitura, que faz aqueles questionamentos viscerais para um bom diálogo com o livro. Além disso, ele também nos apresenta circunstâncias reais, exemplificando o cotidiano das pessoas, nos mostra como podemos agir em situações difíceis, que muitas vezes nos encontramos. Definitivamente ele te incita a reflexão de certas ocasiões que necessita de fé para continuar a caminhada.

Ouvi dizer que a fé é como um músculo que precisa ser exercitado, pois se não, ela atrofia. Neste livro esta expressão não aparece, mas a autora denota isto muito bem com suas colocações.

Num dos capítulos que li, ela fala sobre superar os desapontamentos e atravessando momentos sombrios nos relacionamentos. Este assunto me chamou a atenção devido a forte realidade apresentada, porque ela fala sobre as frustrações que sofremos quando as coisas não saem conforme gostaríamos, quando nos sentimos desapontados com as cirscunstâncias que não nos são favoráveis. Fala como ficamos desanimados quando isto acontece, ou quando até mesmo nos questionamos porque Deus permitiu tal coisa acontecer conosco, então ela explica que mesmo quando "acreditamos" que algo mal está acontecendo, Deus pode mudar aquela situação no sentido de vermos da percepção d'Ele e não da nossa, porque sofremos demasiadamente. O que realmente temos que fazer é pedir direção de Deus nestas horas, perguntar o que Ele deseja nos ensiar com esta situação, pedir para nos mostrar a Sua percepção, ao invés de ficar se amargurando e procurando culpados. Deus é muito maior do que os nossos problemas!!!

A autora também fala sobre os desapontamentos que ocorrem nos relacionamentos, porque muitas vezes criamos expectativa em relação as pessoas que fazem parte de nossas vidas, porém não devemos, pois somos humanos, portanto suscetíveis a erros. Isto acontece quando esperamos que as pessoas ajam conforme deveriam, ou conforme gostaríamos, mas as nossas expectativas têm que ser depositadas somente em Deus, para evitar estes desapontamentos, pois só Ele é infalível. Assim como as pessoas que amamos ou consideramos falham conosco, nós em algum momento falharemos com elas, mesmo quando não desajarmos que isso aconteça. Mas a boa notícia é que a nossa felicidade não depende de terceiros e sim de Deus, ou pelo menos deveria ser assim.

Por quê isso acontece? Porque não fomos criados para viver sozinhos, precisamos nos relacionar, devemos nos relacionar, é nos relacionamentos que crescemos, que aprendemos. Se não fosse assim, não haveria tantas passagens na Bíblia, que é a fonte de inspiração para este livro, relatando que devemos amar, suportar e admoestar uns aos outros. O inimigo de nossas almas sabendo disso muito bem, está sempre pronto para frustrar nossas relações, porque ele sabe que isso pode nos desestabilizar. "Se nos convercermos de que esses relacionamentos não são dignos do esforço necessário para lutar por eles, então o inimigo nos leva para as trevas." (OMARTIAN, p. 116, 2002) Este é o desejo do nosso inimigo, nos aniquilar através de nossos relacionamentos (cônjuje, família, irmãos, amigos, colegas).

Portanto, busquemos nos relacionar melhor com o SENHOR em primeiro lugar, estreitar nossa relação com Ele, buscar intimidade e fortalecer a comunhão com o Pai, que por consequência saberemos nos relacionar bem melhor com o nosso próximo.


"Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1João 1:6,7)
Com carinho,
Pathi

Nenhum comentário:

Postar um comentário