sexta-feira, 26 de março de 2010

"Porto Alegre me faz...

... tão sentimental, Porto Alegre me dói, não diga a ninguém, Porto Alegre me tem, não leve a mal, a saudade é demais! É lá que eu vivo em paz..." (Isabela Fogaça)


Hoje a cidade de Porto Alegre completa 238 anos com um toque envelhecido. Isso porque a cidade não tem a valorização que merecia. Uma das mais importantes capitais do país, Porto Alegre cresce significantemente, porém, não tem o cuidado que deveria. Ela encontra-se suja e acizentada, com necessidades de melhorias.

Claro que ela tem seus atrativos, como alguns bairros que ainda se encontram bem, com pontos turísticos que ainda considero um dos mais lindos, como o Gasômetro, Casa de Cultura Mário Quintana, Calçadão de Ipanema, Redenção, Teatro São Pedro, Praça da Matriz, Parcão, entre outros.

Muitos procuram culpados pela falta de cuidados com a nossa cidade, e muitas vezes acabam caindo sobre o prefeito da mesma, mas esquecemos que somos nós que fizemos a cidade, nós como população, sociedade portoalegrense, moradores dela. Não adianta de nada a prefeitura fazer o pouco que faz pelas ruas, bairros, monumentos e a própria população não ter a educação necessária para mater a cidade organizada, limpa e atraente.


Hoje li no jornal uma notícia sobre uma futura mudança no centro da cidade que me deixou intrigada. Depois de 40 anos da inativação do bonde, ele retorna como um dos projetos de revitalização do centro. Num primeito momento achei retrógrado, como uma cidade em pleno crescimento vai trazer de volta um "marco" antigo?! Isso para mim representou retrocesso ao invés de progresso. Mas depois de ler a matéria, ler as observações de Moacyr Scliar e Luis Fernando Veríssimos (com seu humor mordaz #gosto), caí em nostalgia total, imaginando como seria o centro de Porto Alegre com o bonde transitando por suas ruas. Por mais que eu não tenha visto isso antes, por mais que eu não tenha presenciado o que os autores relataram, fiquei curiosa para vivenciar isso. Mas há também aquele meu lado que questiona esta possível revitalização, será que isso não vai piorar a atual situação?

Com esta possível volta do bonde, Porto Alegre não será a primeira a voltar para os trilhos, outras cidades usaram deste artifício para realçar a cultura turística, como Rio de Janeiro (Bairro Santa Tereza) e Santos. Este projeto chama-se Corredor Cultural que visa resgatar a beleza e satisfação de um bom passeio pelas ruas do centro da capital. Lamento que nós como moradores não temos o tempo suficiente para estes momentos nostágicos e culturais, pois seria muito bom.

Enfim, tendo estas modificações ou não, para mim Porto Alegre continua a cidade que eu amo, lugar que me sinto em casa, meu lar, meu chão, porque simplesmente Porto Alegre é Demais!!!


PARABÉNS PORTO ALEGRE, QUE DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE ESTE CHÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário