quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Cristianismo Verdadeiro

Semana passada escrevi um post sobre a vida de John Newton, autor de Amazing Grace (Maravilhosa Graça), e fiz referência a um filme que quero muito assistir (Jornada pela Liberdade) que foi inspirado na música, mas que tem como personagem principal William Wilberforce, um abolicionista britânico e que realmente foi contemporâneo de John Newton.

Embora pensasse que era somente uma história romanceada, não verdadeira, não esqueci o nome do personagem. Foi quando estava lendo um blog de um amigo e me deparei com um livro com a autoria do mesmo "personagem", qual foi a minha surpresa, quando descobri que esta pessoa existiu mesmo e que foi um grande homem.

Agora fica explicado a inspiração do filme, uma vez que eles eram mesmo amigos.

No blog Genizah, Danilo Fernandes indica o livro "Cristianismo Verdadeiro" de William Wilberforce e descreve um pouco sobre a vida deste grande irmão:


Esta semana a Editora Palavra nos brinda com uma verdadeira jóia da literatura clássica cristã: Cristianismo Verdadeiro (William Wilberforce)

William Wilberforce ( 1759-1833 ) é um dos meus heróis. De longe, o maior responsável pela abolição da escravatura a nível mundial. Um jovem rico e fútil, jogador e mulherengo, que foi achado por Deus e de tal maneira transformado em seu ser que seriam necessários (e foram mesmo) dezenas de livros biografando esta verdadeira força da natureza no exercício de um cristianismo pleno, relevante e um exemplo de ética para muitas gerações na Inglaterra e no mundo. Após tantas biografias sobre este homem e passados quase dois séculos de sua morte, alguns autores ainda encontram informações sobre esforços secretos de Wilberforce em prol de causas relevantes, vidas e instituições benificentes.

Lutou por décadas no Parlamento Britânico pelo fim do comércio escravo no Reino Unido, sofrendo incontáveis pressões, sendo durante muito tempo a única voz dissonante no Império Britânico nesta matéria. Lutou até o fim de sua vida, sem nunca se deixar abater, usou sua fortuna nesta causa e em outras relevantes e viveu espartanamente, segundo o padrão de vida suntuoso que poderia ter.

Foi um homem de família que se relacionava com seus filhos e esposa de uma forma amorosa e presente, fora dos padrões frios e rígidos de seu tempo. Sofreu humilhações por conta de seu "bom combate" e foi bombardeado sem descanso pela elite econômica do império, mas o Senhor sempre esteve com ele e ele no Senhor.

Depois de uma vida de lutas e desprezo pela maioria dos seus pares no parlamento, ao ver aprovada a primeira lei restringindo o comércio de escravos no Império Britânico, foi ovacionado por toda a bancada e tribuna, recebendo o reconhecimento até mesmo de seus adversários que perceberam estar diante de um gigante. Willian, contudo, recebe a vitória com toda a humildade, dá toda a Glória ao Pai e segue para seu merecido descanso. Ao morrer, o mundo constata que jamais houve um inglês mais universalmente honrado do que Willian.

O caminho estava aberto para o fim desta mácula da escravidão em nossa civilização. Genizah irá indicar outros livros deste autor e sobre este autor e sua luta. Para quem nunca ouviu falar de William Wilberforce acrescento que foi ele o retratado nos filmes Amazing Grace (Jornada pela Liberdade) e Amistad, entre outros. O famoso hino, no vídeo clipe abaixo foi composto pelo amigo e discipulador de Willian, John Newton, outro arrebatado pelo Amor de Deus com testemunho incrível.




Eu já providenciei a encomenda do meu livro, já que não tem aqui na loja onde costumo comprar, não vejo a hora de ler.

Amei este vídeo que o Genizah postou, a música ficou num estilo épico!!!

Um comentário: